A famosa aplicação de Espuma!



Aplicação com Espuma

O Polidocanol é um esclerosante líquido que, misturado com o ar, se torna a famosa espuma. Mais leve que o sangue e com uma maior superfície de contato, conseguimos tratar mais vasos com uma menor quantidade de medicamento. Quando entra em contato com a parede do vaso causa uma lesão endotelial que leva ao fechamento da veia. Realizada no consultório, sem dor, sem necessidade de repouso, podemos tratar desde vasinhos, veias nutridoras, varizes e até a safena! 

Toda aplicação de Espuma é igual?

NÃO! Essa talvez essa seja a maior causa de confusão e desinformação em relação a espuma. Existe a Escleroterpia ampliada uma poderosa associação de glicose e espuma para o tratamento de vasinhos que apresentam veias nutridoras. Umas das melhores técnicas disponíveis atualmente com excelentes resultados e mínimas complicações. Existe a Espuma densa, essa técnica utiliza concentrações maiores do polidocanol, possibilitando o tratamento de vasos mais calibrosos. Realizada no consultório, sem necessidade de internação, de repouso, sem cortes ou cicatrizes. Essa técnica tem ganhado cada vez mais adeptos entre os pacientes com menor apelo estético.

Como a sessão de escleroterapia com espuma funciona?

A escleroterapia com espuma se realiza dentro da própria clínica, em sessão que dura aproximadamente 30 min.
Todavia, o número de sessões depende do número de veias a serem tratadas. Geralmente, mais de uma sessão se faz necessária.

O que posso esperar após o procedimento?

Logo após o tratamento você deve sentir um alívio dos sintomas, como redução da sensação de dor e peso nas pernas. Alguns pacientes sentem coceira e ardor. Posteriormente as veias recém tratadas serão gradualmente reabsorvidas pelo seu corpo, desaparecendo por completo.
Como qualquer outra técnica, apresenta riscos e benefícios. Por esse motivo deve ter indicação precisa e conhecimento técnico para a sua aplicação.

Quais são as complicações do tratamento com espuma?

  • 10-30% dos casos podem aparecer manchas residuais de coloração acastanhada na pele que somem espontaneamente em 6 meses. Existem fórmulas dermatológicas que aceleram esse processo.
  • Inflamação do vaso tratado( flebite química induzida), mais comum na Espuma Densa que trata vasos calibrosos, onde se forma um cordão fibroso que é reabsorvido pelo organismo.
  • Reação alérgica extremamente rara, mas possível de ocorrer. Em 20 anos como médico nunca vi nem um caso.
  • Trombose venosa profunda que pode ocorrer em raras situações.

Quais os cuidados após a aplicação de Espuma?

  • Durante o tratamento usar meia elástica durante o dia. Os resultados são melhores quando comprimimos as veias tratadas.
  • Fuja da sol! Evitar a exposição ao sol das áreas tratadas. O sol aumenta a chance de manchar a pele.
  • Manter a pele hidratada, ingerir bastante líquido, e em casos selecionados, usaremos medicações específicas.