26 DE JANEIRO DE 2024

Varizes: Causas, Sintomas e Complicações
Varizes: Causas, Sintomas e Complicações
As varizes dos membros inferiores são veias dilatadas, alongadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Trata-se de uma doença que acomete 40% da população e são decorrentes do mal funcionamento das válvulas. Quando as válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna para os membros inferiores pela força da gravidade. Este processo se chama refluxo e leva ao aumento da pressão nas veias, tornando-as dilatadas(varicosas). Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou grande calibre. As veias mais acometidas são as dos pés, pernas e coxas.
Os principais fatores de risco são:
- ser do sexo feminino;
Sim mulheres tem mais varizes que homens na proporção de 5:1 devido a alterações hormonais, menor massa muscular( dificulta o retorno venoso) e gestações.
- idade a partir de 30 anos;
Sim a parede da veia também envelhece e fica mais fraca com o passar dos anos.
- histórico familiar;
Sim, varizes são hereditárias e ,entre todos os fatores de risco, é o mais relevante. A estrutura física que constitui os tecidos das paredes dos vasos é passada de geração em geração. Assim, existe uma tendência natural que estas características sejam passados dos pais para os filhos.
- obesidade;
O Sobrepeso atua como um facilitador de varizes, dificultando o retorno venoso e assim, favorecendo o adoecimento das veias. Pacientes obesos costumam ter mais sintomas também.
- permanecer longos períodos em pé ou sentado;
- gravidez;
- sedentarismo;
- pílulas anticoncepcionais;
- reposição hormonal.
E quais são os sintomas de varizes?
Os sinais e sintomas mais comum são:
- Dor nas pernas;
- Sensação de peso e cansaço;
- Inchaço principalmente no final do dia;
- Queimação;
- Coceira;
- Câimbras;
- Formigamento nas pernas;
- Desconforto estético;
- Escurecimento da pele;
- Úlceras extensas e dolorosas;
A doença tem caráter evolutivo e piora com o passar dos anos.
Complicações
As principais complicações são:
- Dermatite Ocre;
é uma inflamação que se caracteriza por manchas na pele de pigmento amarronzado, localizadas principalmente na parte interna das pernas e tornozelos. O aumento de pressão das veias libera a hemossiderina, um pigmento que contém ferro, tingindo as camadas mais profundas da pele de uma cor marrom ou "cor de ferrugem"
- Varicorragia;
Sangramentos decorrentes de rompimento de varizes.
- Tromboflebites;
Tromboflebite é a formação de um coágulo no interior de uma veia localizada próxima à superfície da pele. Geralmente, veias nesta localização são finas e o coágulo acaba se fixando no local, causando dor, inchaço, vermelhidão e endurecimento da veia.
- Úlceras varicosas;
É uma ferida crônica, mais frequente no tornozelo aparecendo no estágio mais avançado da doença. Pode se tornar profunda, extensa e dolorosa.
- Trombose venosa profunda;
Varizes podem causar trombose devido a uma condição chamada estase venosa, uma lentidão no fluxo sanguíneo aumentando o risco de formação de trombos(coágulos) na circulação